Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde a seleção e armazenamento dos ingredientes, a limpeza da cozinha industrial e da organização do refeitório até o desenvolvimento dos cardápios. Por isso, o nutricionista possui um papel fundamental no que diz respeito ao planejamento e organização da alimentação coletiva.
Isso porque estamos falando do preparo em grande quantidade de diversas refeições, desde o café da manhã até o almoço e jantar, que algumas empresas disponibilizam para seus colaboradores.
Dessa forma, os nutricionistas precisam estudar e planejar cuidadosamente, cardápios que supram todas as necessidades nutricionais daqueles que ali foram se alimentar. Bem como, proporcionar um momento de conforto durante o almoço, verificando se existem colaboradores que possuam alguma alergia, intolerância ou restrição alimentar.
A seguir, explicamos com mais detalhes cada uma das funções desempenhadas pelos nutricionais ao coordenar o serviço de alimentação coletiva:
Planejar
O planejamento das refeições é uma das principais funções do nutricionista na alimentação coletiva. Dessa forma, ele deve levar em conta as necessidades nutricionais dos consumidores, considerando fatores como idade, sexo, estado de saúde, atividade física e preferências alimentares.
Além disso, deve garantir a variedade e a diversidade dos alimentos, para promover uma alimentação equilibrada e evitar a monotonia alimentar.
Organizar
A organização dos serviços de alimentação é outra responsabilidade desse profissional. Uma vez que, ele deve garantir que os alimentos estejam sendo armazenados, preparados e servidos de forma adequada, com o objetivo de preservar as suas propriedades nutricionais e evitar a contaminação cruzada.
Supervisionar e avaliar
Por fim, mas não menos importante, o nutricionista deve supervisionar e avaliar a qualidade das refeições preparadas e servidas. Dessa forma, é muito importante monitorar constantemente a qualidade dos alimentos, as condições de higiene e segurança do trabalho e a satisfação com o cardápio desenvolvido.
O nutricionista dentro da alimentação coletiva tem também um papel educativo importante. Pois ele deve promover a educação alimentar e nutricional, ajudando a fazer escolhas alimentares conscientes e saudáveis.