Na metade do século XX, o conceituado pesquisador do sono Nathaniel Kleitman descobriu os chamados ritmos ultradianos, que representam os ciclos de 90 a 120 minutos pelos quais o ser humano tende a se mover. Esses ciclos estão relacionados aos estágios do sono durante a noite e aos diferentes níveis de energia e atenção durante o dia.
Isso significa que, depois desse período variável, o cérebro humano não consegue se concentrar da mesma forma. Por isso, é essencial realizar uma pausa para que cada participante possa aliviar o estresse e descansar a mente para voltar com todo o gás para a reunião, palestra ou o que quer que venha em seguida na programação do evento.
A cafeína também ajuda nesse momento. Afinal, o estimulante natural dá uma dose de energia, afasta o sono e ajuda a manter a concentração.
Além disso, uma das coisas mais importantes de um coffee break é a possibilidade de networking! Várias pessoas juntas em um evento com o mesmo objetivo têm muito a ganhar aprendendo e interagindo umas com as outras, e o momento do coffee break é perfeito para quebrar o gelo.